O que seria de nós se tudo fosse igual? Se cada dia fosse idêntico ao que passou? Se fizéssemos tudo da mesma maneira rotineiramente? Se repetíssemos as mesmas palavras... Andássemos sempre pelo mesmo caminho? Certamente a vida não teria muito sentido.

O que nos move a fazer das obrigações algo valoroso em meio a tantas coisas comuns? Certamente as respostas poderiam ser as mais diversas possíveis. Gostaria de recordar uma palavra pequena, mas, muito importante chamada MOTIVAÇÃO.

Conhecida por muitos, cultivada por poucos, a motivação representa uma importante virtude que muito contribui para o bom andamento das coisas em nossa vida. Ninguém faz nada satisfatoriamente sem estar motivado: um novo curso, a opção por uma nova carreira ou mesmo as próprias decisões em nossa vida é influenciada por este sentimento.

Estar motivado consiste em um estado emocional que nos impulsiona a sair do ponto estático da acomodação em busca de novas direções. Nessa perspectiva, a motivação atuaria como uma mola propulsora que nos leva a ocupar um plano diferente em relação ao que estávamos. Reza o provérbio chinês que quem não muda a direção termina no mesmo lugar! E isso de fato ocorre com aqueles que não são capazes de sair da mesmice.

Segundo o dicionário, motivação é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim, motivação está intimamente ligado com os motivos, que segundo o dicionário é fato que leva a pessoa a algum estado ou atividade.

Diante disso, podemos supor que motivação é muito mais do que imaginamos. Quando afirmo que ela é necessária em nossa vida é porque o nosso cotidiano está repleto de contrariedades, que nos fazem aborrecer ou até entristecer. Não é difícil encontrar pessoas cabisbaixas tecerem palavras depreciativas contra si mesmas. Se isso já aconteceu com você, está na hora de dizer não aos pensamentos negativos, confie na sua capacidade!

A vida é bonita porque carrega em si um potencial de auto renovação incrível! Ser feliz é enxergar o mundo com outros olhos, é conquistar resultados, é superar obstáculos, é ser persistente, é acreditar nos seus sonhos. Enfim... É a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não.  Dê um passo novo na sua vida! Saia da rotina...