Cento e sessenta alunos que cursam o 3º ano ou que já concluíram o ensino médio em escola pública vão participar do “Curso Preparatório ENEM 2014”, organizado por estudantes de licenciatura do Campus da Universidade Federal do Pará em Capanema. As aulas iniciam no dia 5 de maio e serão ministradas duas vezes na semana, no auditório do Campus, no horário das 19h às 22h45.
A abertura do curso ocorrerá com a aula inaugural, no Recreio da Festividade, ao lado da Igreja Matriz, em Capanema. As aulas serão ministradas por alunos e ex-alunos do Campus de Capanema, além de alunos de outras instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). O trabalho é voluntário e, ao final do curso, a carga horária das aulas será contabilizada como complementação curricular acadêmica para os participantes.
Iniciativa – A iniciativa de criar um programa de educação popular em Capanema surgiu no ano passado, com o “Intensivão ENEM 2013”. Na semana que antecedeu as provas do ENEM, ocorreram aulas nos turnos manhã, tarde e noite, reunindo um total de 240 vestibulandos.
“Estando no último período do curso de graduação, senti que era necessário incluir a sociedade na instituição acadêmica e, assim, possibilitar um espaço de formação docente para os acadêmicos que almejam seguir essa carreira, além de adquirir experiência em ministrar aulas. Desse modo, iríamos estimular o convívio social através da interação professor-aluno e preparar os vestibulandos para uma atuação profissional pautada em cidadania e participação popular”, conta a aluna do curso de Letras – Língua Inglesa do Campus de Capanema, Ana Catarina Matos, idealizadora do curso.
A organização e execução do “Curso Preparatório ENEM 2014” está sob os cuidados dos alunos: Andreza Miranda (graduanda do curso de Letras – Língua Portuguesa), Ana Carolina (Letras – Língua Portuguesa), Marcus Vinícius (Ciências Naturais) e Victor Silva (Pedagogia). O curso também conta com o apoio do coordenador do Campus de Capanema, professor Álvaro Lobo.
Além dos jovens, a iniciativa dos estudantes da UFPA permitiu ajudar os idosos, com a doação de alimentos a um abrigo do município. Para se inscrever no curso, bastava doar 1 quilo de alimento não perecível. Esta proposta irá  se estender para a realização das matrículas mensais.

Texto: Juliana Angelim – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Google
Fonte: ASCOM UFPA