grátis Silhueta De Mulher No Balanço Durante A Hora Dourada Foto profissional

Entrar na faculdade aos 18, se formar aos 22, fazer mestrado, doutorado, casar aos 30, ter uma casa própria, um carro zero, entrar em um concurso público, plantar uma árvore e escrever um livro…

Tudo isso faria sentido, em tempos de outrora, se a vida não fosse uma sucessão de acontecimentos completamente fora da reta.


Esperar que as coisas sigam um fluxo tranquilo e retilíneo é de uma caretice bizarra. A verdade é que nem tudo é tão previsível quanto se deseja. Se assim fosse, se criaria para o ser o humano um excesso de expectativa que beiraria o insuportável, e a não realização do esperado, seria suficiente para jogar quem quer que fosse, no abismo da infelicidade.


Não à toa, durante um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre saúde mental, divulgado em 2019, o Brasil apareceu na lista dos países com maior número de pessoas ansiosas. Segundo o documento, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno de ansiedade.


Em um país como o nosso, assolado pelos mais diversos tipos de incertezas, como emprego, economia e condições de vida flutuantes, não é fácil para ninguém, manter a saúde mental em dia. Porém, a despeito desses fatores externos, muitas pessoas também vivem em ambientes familiares tóxicos, repletos de cobranças e preconceitos, que se somam ao pandemônio do ambiente lá fora, tornando a existência, um desafio tão grande quanto os 12 trabalhos de Hércules. São tantos dias de luta, que a pessoa acaba ficando até agressiva (ou depressiva…).


A direção é mais importante que a velocidade. Para isso, basta que você descubra onde você quer chegar. Com o tempo, aprendi que nem tudo precisa acontecer no tempo que as pessoas querem, mas sim no nosso tempo. Ou melhor… no tempo da vida de cada um, pois todos devem cuidar bem da própria - cuidar da vida dos outros é sandice, pois é provável que a pessoa não dê conta nem da dela!).


Exercitar a autoaceitação, agradecer pelo que se tem no presente e fazer cada dia um pouco pelo seu projeto de vida, são estratégias essenciais para manter o equilíbrio.


Afinal de contas, a magia da vida reside na capacidade de respeitar e viver bem o processo ao seu modo. Se você faz escolhas diferentes dos demais, está tudo bem. Ser igual a todo mundo é muito chato. Isso fica para pessoas do passado, sem senso de humor, não é mesmo?


Portanto, independente das condições de vida que você se encontre, vale à pena plantar para colher o fruto das esperas, pois o que é seu, te encontrará de alguma maneira no tempo certo. Só não fique parado, esperando passivamente, mova-se… pois o movimento é cocriador da realidade que você sonha, mas seja consciente que durante o caminho, nem tudo dependerá de você e, respeitar isso significa paciência.

 

Antonio Victor

Agosto/2022