A palavra "valores" é muito utilizada pelos guardiões da moral e dos bons costumes... No entanto, as pessoas conhecem o real significado da palavra valor? Como falar deles para os jovens e adolescentes em uma sociedade que desprezou o senti
do semântico e moral que esta palavra encerra no seu sentido. Falamos tanto em dar valor e ao fim das contas não sabemos nem mesmo valorar o que realmente importa. Muitos dos nossos valores estão postos em outras coisas, secundárias será?! Não posso responder, depende do seu valor, ou seja, do significado que você atribui para as coisas, as pessoas,a s atitudes, os sentimentos...enfim! Fico muito desapontado quando vejo a mídia ridicularizar a fé, a ética, a virgindade - por exemplo, a família e tantas outras coisas! Não se trata de uma abordagem dogmática como alguns pensam em ser... Hoje, sempre quando falamos em defender a família e outras instituições sociais somos logo taxados assim: de retrógrados...de dogmáticos...por vezes ridicularizados, por que será?
Mais do quê um estado de "liberdade" incondicional e desmedida existe algo que é vital para a vivência coletiva, nesta linha, fala-se de uma re-flexão do VALOR - ou o peso, poderíamos dizer - das nossas ações sobre o outro (ética). A liberdade não pode ser comparada à instituição de um estado anômico (sem regras) sobre a condição humana. A isso chamo de "prostituição" da natureza humana e não de "conquista" de direitos ou liberdade de expressão como querem que nós entendamos a "ferro e fogo". Há um problema ontológico no homem contemporâneo, que o distancia de si mesmo e reflete, por sua devida crise, na sociedade que ele ocupa.
Vive-se na sociedade do conhecimento, mas nunca o homem soube tão pouco de si mesmo. Título acadêmico não define caráter nem é reflexo de VALORES, se fosse não víamos tanta barbárie entre médicos, advogados, professores, juízes etc. etc. etc. É uma crise sem precedentes que nos faz sofrer em todas as etapas do nosso desenvolvimento... Pois para todos os lados nos deparamos com pessoas imundas, eticamente inescrupulosas, que em nome da sua soberba não medem consequências para conseguirem o que querem. A palavra VALORES, está se transformando numa palavra arcaica no quotidiano de muita gente para ceder lugar ao neologismo do "tudo posso", não naquele ser divino que nos fortalece, mas na própria natureza corrompida do mal caratismo humano, que escamoteia as suas múltiplas faces.
PAZ E BEM