O evento aconteceu no final da tarde do sábado dia 25/04 no auditório Leônidas Vavassori. Organizado pelo grupo de Jovens Amigos de São Francisco de Assis (AMIFRA), o cine-debate trouxe para a telinha o filme Deus Não Está Morto (God's Not Dead) uma produção de drama cristão de 2014 dirigido por Harold Cronk. Na mesa redonda os filósofos educadores Victor Silva e Paulo Sidney conduziram o diálogo com o público.

Para um dos organizadores do evento, o jovem Felipe Lima, ao ser interrogado a respeito de como surgiu a ideia de promover um evento como esse ele afirmou: “Não é hoje que o AMIFRA promove um ‘Cinema’, já fizemos isso antes, mas não desse nível. Era mais reservado com apenas os membros do grupo, convidados e pessoas da comunidade de São Francisco. Era só uma forma de nos divertirmos. Pensamos em fazer de novo, mas dessa vez o nosso diretor espiritual, o sr. Waldemar, nos disse "Por que vocês não fazem também um debate após o filme? Convidem pessoas bem conceituadas que possam debater sobre o tema. E como vai ter mais gente, vocês poderiam também fazer no Vavassori". Acolhemos a ideia, e corremos atrás dos preparativos.


Um público amistoso de católicos, evangélicos, estudantes universitários e não crentes compareceram para prestigiar o evento que não pretende ser o último dessa magnitude.
“Nós nunca pensamos em um público alvo. Mas sabíamos que o debate poderia atingir um grupo diversificado de jovens, adultos, católicos, ateus, evangélicos. Nos preparamos para receber a todos no evento da melhor forma possível”. Disse Felipe Lima.
“Posso afirmar que foi uma experiência muito prazerosa, encontrar tantos jovens das mais diversas correntes de pensamento e juntos analisarmos criticamente um filme que ousou trazer um tema ainda bastante polêmico para os dias atuais: a existência ou não de Deus” Afirmou o prof. Victor Silva, um dos filósofos convidados para o evento.

Já para o professor Paulo Sidney o evento é bastante significativo, pois busca desenvolver um estilo de abordagem ainda pouco explorado para a cultura local, fazendo-se necessário que mais cine-debates como esse se realizem em nossa cidade.

Minha avaliação sobre o evento é que foi muito positivo. Eu estava nas poltronas de trás no final do filme e percebi que a mensagem que ele passou foi tocante realmente para as pessoas, vi algumas pessoas enviando "Deus não está morto" para seus contatos, e isso me deixou realizado – Disse um dos jovens que estava na plateia.

*Texto publicado no Jornal Correio de Capanema.
Imagens: Waldemar Cunha