A região de integração do Rio Caeté e Guamá recebeu nesta terça, 19, a Audiência Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado, para o quadriênio 2016-2019. O encontro foi realizado em Capanema. Antes, Santarém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção, Tucuruí e Paragominas, já haviam realizado o mesmo debate, que até o final do semestre será realizado em todas as regiões do Estado. O auditório Frei Leônidas Vavassori ficou lotado para o público de quatorze municípios da região, além de Capanema. A audiência foi coordenada pelo titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplan) Alberto Colares.

Na plateia, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, diretores de autarquias públicas, e representantes da sociedade civil organizada. O prefeito Eslon Martins, de Capanema e cerca de 10 prefeitos de municípios da região, fizeram parte da mesa de abertura do evento, além do Deputado Estadual Jaques Neves e do Promotor de Justiça, Márcio Maués. Por mais de cinco horas proposições, discussões, ideias, reivindicações, colaborações, tiveram temas ligados à saúde, reforma de escolas, agricultura familiar, incentivo a cultura, segurança pública, pavimentação de ruas e rodovias e infraestrutura.

O prof. Victor Silva se manifestou durante o evento em prol da luta das escolas Estaduais do município de Capanema, que estão em condições precárias há anos, confira uma parte do discurso:

"Cumprimento a mesa coordenadora das atividades do PPA e a todos os presentes! Capanema registrou no ano de 2015 o seu nível mais drástico de precarização da educação básica. Escolas tradicionalmente reconhecidas como Maria Amélia Vasconcelos, Padre Sales, D. João VI, João Santos dentre outras, apresentam atualmente graves danos estruturais que inviabilizam a permanência de alunos e professores em sala de aula. Várias manifestações e visitas ao Ministério Público foram feitas pedindo no real sentido da palavra: socorro! Diante das péssimas condições das escolas que agora não passam de prédios abandonados pelo poder público. Nenhuma resposta foi dada até agora e sociedade acompanha apreensiva a forma como tudo está sendo conduzido, com a maior tranquilidade possível. Ora, jamais poderemos falar em diminuição da violência quando a primeira delas é praticada pelo poder público que faz de conta que o cidadão é somente um eleitor. Não se resolve o problema com medidas do tipo ‘fim de tubo’, senão na fonte. O Art. 205 da Constituição Federal diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Portanto, se esse quadro deficiente perdurar o estado estará infringindo um princípio constitucional e condenando os 10.266 jovens matriculados no Ensino Médio básico, só em nossa cidade, à marginalização. A população de Capanema espera ansiosamente o atendimento destas reivindicações, gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar a Secretaria de Planejamento - SEPLAN pela iniciativa de realizar esta audiência pública em nosso município. Gostaria também de protocolar na mesa diretora a minha manifestação. Que Deus vos abençoe!"