A cerimônia de formatura fora transmitida pelo canal do Sistema OCB no Youtube

O jovem Antonio Victor, de 28 anos, participou na última quinta-feira (22) da solenidade de formatura da primeira turma do Programa SOMOS LÍDERES SESCOOP, considerado atualmente o maior programa de formação de liderança jovem do cooperativismo brasileiro. O evento foi realizado remotamente devido às medidas de segurança sanitária, em decorrência da pandemia de COVID-19.

Histórico

Antonio é empreendedor, proprietário da Collabora Multissoluções e associado à SICREDI NORTE, cooperativa do ramo financeiro, com sede em Belém-PA, que integra o maior e mais antigo sistema de cooperativas de crédito do Brasil, e que hoje conta com cerca de 4 milhões de associados espalhados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Foto: Agência da Sicredi Norte em Belém/PA

"Conheci o cooperativismo ao longo do curso Técnico em Agronegócio, durante a Unidade Curricular de Associativismo e Cooperativismo. Achei muito interessante os fundamentos do cooperativismo como modelo econômico, pois o mesmo é capaz de gerar desenvolvimento distribuindo a riqueza de maneira equitativa entre os participantes do negócio. Em 2018, em São Paulo-SP, ao participar da feira do Empreendedor no Anhembi, conheci o cooperativismo de crédito e fiquei fascinado. Contudo, naquela época, eu achava muito complicado ingressar em uma cooperativa. Foi quando no mesmo ano, o SICREDI desenvolveu uma iniciativa para atrair jovens para o cooperativismo, chamada Woop (Uau!) Sicredi. Foi aí que eu tive a oportunidade de me associar, sem burocracia, a uma instituição que possui por propósito desenvolver economicamente a nossa comunidade e me oferecer serviços financeiros igual a um banco tradicional, só que melhor, pois além de eu ser 'dono' do negócio e receber sobras de capital ao fim de cada ano, também posso realizar as minhas operações financeiras do dia a dia de forma 100% digital, com rapidez e com toda a segurança, pois nossa cooperativa é regulada pelo Banco Central. Hoje tenho o compromisso pessoal de aumentar a cada mês, a minha cota capital, dentro dos limites do nosso estatuto". - Afirmou

Foto do dia do lançamento do Programa, no Hotel Royal Tulip, em Brasília-DF. Out/2019

 Das 35 vagas disponíveis para o Programa, Antonio foi o escolhido dentre os 1.746 inscritos, após uma rigorosa seleção, coordenada pela Startup Eureca, especializada em recruitment  e desenvolvimento humano.

Sua vitória no processo seletivo deste importante programa fora noticiada no Jornal Diário do Pará, através da Assessoria de Comunicação da OCB/PA

Ao longo do programa, os jovens receberam uma sólida formação tendo por base o que  há de mais inovador no âmbito dos desafios de liderança ao nível local e internacional. Toda a curadoria e treinamentos realizados ficaram a cargo da HSM, que é a maior plataforma de educação corporativa do Brasil. 

"Viajamos por vários Estados do Brasil, conhecendo a realidade de sucesso de diferentes cooperativas. Foi uma experiência incrível, simplesmente não dá para descrever. Hoje me sinto confiante para assumir os desafios de liderança no contexto do cooperativismo da minha região e contribuir com meus líderes, pois sei que o trabalho deles é árduo. Sou muito grato a todos àqueles que fazem o cooperativismo no nosso país acontecer". - Afirmou o jovem.

Antonio Victor com o presidente nacional da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

No processo de inscrição para o programa, Antonio destaca que contou com a ajuda e incentivo da sua cooperativa:

"Alguns meses antes eu havia participado de um programa de inovação para jovens no cooperativismo, promovido pela Startup EURECA. Foram eles que me enviaram o convite para participar do programa. Quando recebi a mensagem, fiquei meio reticente em procurar a cooperativa e pedir a carta de comprovação de vínculo para me inscrever no programa. Contudo, fui até a sede da SICREDI Norte em Belém e fui muito bem recebido pelo meu presidente, o Sr. Napoleão de Alencar e também pelo Jovem Diego Paes, que é responsável do Woop Sicredi em Belém e atua na área de comunicação e marketing".

Honra ao mérito, feita pelos colegas de curso ao jovem Antonio Victor

Ao fim da entrevista, o jovem líder deixa um recado:

" Meu coração transborda de gratidão por tudo o que construí até aqui. Ao longo da nossa vida, encontramos muitas pessoas que nos ajudam em nossas conquistas. É em nome de todas elas que eu quero agradecer a oportunidade de participar desse programa sensacional. Eu venho de família simples, da periferia da cidade de Capanema-PA, apesar de ter uma brilhante formação acadêmica, não deixo de ser um jovem caboclo da amazônia, que enfrenta os desafios de viver em uma região distante e muito desigual, que sonha com dias melhores para o nosso povo. No cooperativismo eu encontrei gente que gosta de gente e sabe como somar esforços para transformar. Faço um convite aos jovens, que conheçam o cooperativismo, eu estou à disposição para ajudá-los nesse caminho de descoberta. O jovem precisa ter seu espaço dentro do cooperativismo, luto para que a juventude tenha protagonismo".

Assista ao vídeo de encerramento do Programa Somos Lideres SESCOOP:


 Assessoria de Comunicação - ASCOM