Emprego, Escritório, Equipe, O Negócio, Internet

Já não é nenhuma surpresa que o sucesso de qualquer organização depende das pessoas que dela fazem parte. Contudo, montar a equipe dos sonhos, não é lá tarefa fácil.

 Contratar as pessoas apenas por aquilo que está escrito no currículo ou pelos anos de experiência que elas carregam, de longe significa um método eficaz na busca pelo profissional ideal. Para isso, a nova gestão de recursos humanos vem se valendo cada vez mais da psicologia aplicada para potencializar o gerenciamento de talentos no contexto empresarial.

No caso da análise comportamental, esta consiste em uma ferramenta eficaz aplicada em processos de recrutamento e seleção, a qual oferece importante contribuição na formação de times de performance e no mapeamento de habilidades e competências.

A análise comportamental é uma forma de investigação que busca padrões comportamentais nas pessoas, partindo do pressuposto que as ações humanas são influenciadas por estímulos internos e externos.

Dessa forma, o comportamento humano pode ser influenciado em três níveis:

Filogenético - Comportamentos que herdamos hereditariamente;

Ontogenético - Comportamento baseado em nossas experiências individuais;

Cultural - Comportamento construído com base nas crenças e valores humanos, resultantes da convivência em sociedade;

Quais os 4 perfis da análise comportamental?

Através da aplicação do teste DISC, é possível identificar em qual dos 4 perfis da análise comportamental a pessoa apresenta maior grau de afinidade.

Comunicador - Comunicativo, persuasivo, entusiasmado, otimista e de fácil relacionamento; Pessoas com esse perfil costumam ser carismáticas, otimistas e bem humoradas, porém podem apresentar dificuldades em seguir regras e cumprir prazos.

Analista - Atento aos detalhes, diligente, organizado, conservador. Esse perfil gosta de detalhes, são ótimos para funções que exigem alto nível de conhecimento, porém podem ser pouco práticos e apresentar dificuldades para tomar decisões.

Executor - Auto confiante, enérgico, dominante, aceita e gosta de desafios, competitivo e audacioso, destemido e corajoso. Esse perfil gosta de ser destaque e valoriza resultados, pois é bastante competitivo. Contudo, executores podem ser individualistas, egocêntricos, impacientes e autoritários.

Planejador - Estável, conservador, paciente, calmo, tem ritmo consistente. Esse perfil detesta surpresas desagradáveis e gosta de se preparar para praticamente tudo. Gostam de colaborar com os colegas e adoram rotinas. Entretanto, tem dificuldades com ambientes dinâmicos e que exigem decisões rápidas.

Dessa forma, a partir dos resultados da análise comportamental, a empresa tem a possibilidade de compreender melhor e avaliar a postura dos seus colaboradores, verificando suas potencialidades e pontos de melhoria, mas também, definindo melhor quais as necessidades comportamentais para cada cargo existente na organização.

Dentre os benefícios dessa metodologia, podemos elencar os seguintes:

 1 -  Entendimento (por parte do gestor) do perfil dos colaboradores ou dos candidatos que aspiram uma vaga na empresa;

2 - Redução no custo de processos demissionais (redução da rotatividade);

3 -  Aplicação do talento na função mais apropriada, fazendo com que a pessoa apresente melhores resultados.

Espero que esse artigo sobre análise comportamental tenha sido útil para você. Caso tenha interesse em contratar um profissional para realizar esses testes em sua empresa e melhorar a performance da sua equipe, entre em contato comigo pelo e-mail: contato@antoniovictor.net.br