Senhor presidente, senhores vereadores,
Autoridades aqui presentes,
Povo ludovicense!

Quis Deus na sua imensa bondade, conceder-me tamanha graça de neste dia, estar sendo condecorado com o título de cidadão ludovicense por meio do Decreto Legislativo nº 005/2022 de autoria do nobre vereador Raimundo Penha, do PDT do Maranhão.

Muito me orgulho de estar hoje nesta casa de leis, lugar onde são tomadas as decisões mais importantes que impactam a vida da nossa gente, para receber o reconhecimento da minha legítima integração a este lugar que considerei sempre  a minha casa, o meu refúgio, a minha pátria.

Muito bem caracterizou o poeta maranhense Gonçalves Dias, em sua Canção do Exílio, que em lugar nenhum via tamanha beleza, a não ser nos primores de sua terra, o Maranhão…E de fato! São Luís, cidade patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, é dotada não apenas de grandes belezas naturais, mas também, é mãe de grandes nomes de brasileiros e brasileiras, que fizeram história no cenário nacional.

Não à toa, é considerada a Atenas brasileira. Uma construção simbólica, que certifica a excelência da terra e da gente do Maranhão, como referência de superioridade cultural.

A minha história, meu nobre vereador Raimundo Penha, é um pouco parecida com a sua…Você, garoto vindo de Matinha para lutar por seus sonhos aqui na capital, eu… de Capanema no Pará.

Cheguei em São Luís na manhã do dia 01 de março de 2008, com 16 anos, para cursar o segundo ano do Ensino Médio. Fui morar no segundo conjunto do bairro da COHAB e fui matriculado no Centro de Ensino Almirante Tamandaré, pela Professora Marluce Coelho.
Era o início de uma fase completamente diferente da minha vida. Era a primeira experiência longe dos meus pais, vivendo em um lugar completamente alheio à minha realidade de menino do interior.

Mas, o curioso é que aqui nesta cidade está escrita em letras douradas, as minhas mais felizes memórias. Sempre contei com a solidariedade e o carinho do povo ludovicense e, logo, me inseri nos círculos de debates, nos movimentos sociais, nas atividades eclesiais da minha querida Paróquia da COHAB.

Minha história se produziu, conhecendo e vivendo a realidade da juventude, das pessoas idosas e incapacitadas, das periferias da nossa cidade de São Luís. Assim forjei minha consciência política e assim aprendi o quanto é importante o nosso papel em prol da luta por aqueles que precisam de nós.

Aqui, ganhei gosto pelo movimento estudantil, pelo trabalho social. Aprendi com o ludovicense, a força da união e da solidariedade. Aprendi com o maranhense, como se ganha a vida, com coragem, humildade e determinação.

Certo dia, você me disse Penha, que sonhos podem se tornar realidade. Bem verdade! O maranhense conhece bem o ditado que diz “quem quer, já tem a metade”.

Hoje, aos meus 30 anos, olho para a minha história e vejo o quão é importante sonharmos e alimentarmos nossas utopias.

Vindo de família pobre, sem sobrenome famoso… Sempre lutei pelos meus objetivos…
Filósofo, Pedagogo, Jornalista, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Socioeconomia… Egresso de dois importantes programas nacionais de liderança jovem nos setores do Agronegócio e do Cooperativismo, fui bolsista do Santander Universidades pelo Programa de jovens líderes em Transformação Digital oferecido pelo Massachussets Institute of Technology Profesional Education. Acho que fui longe demais dessa vez!
Digo com orgulho, que sou filho da educação pública. E foi ela e os valores que aprendi em casa que me trouxeram até aqui.

Hoje São Luís do Maranhão ganha definitivamente mais um cidadão, que promete amá-la e respeitá-la até o fim da vida.

Eterna também é a minha gratidão, à Câmara Municipal de São Luís na pessoa do vereador Raimundo Penha - aqui destaco o fato de que apenas 3 capitais do Brasil, possui uma Câmara com certificação internacional, e São Luís é uma delas! Parabéns ao nobre presidente Vereador Osmar Filho, pelo empenho em tornar mais eficiente e comprometida, o trabalho prestado ao povo por meio dessa casa.

Penha, nesse momento, dedico essas palavras a você:

Em nome da população de São Luís, quero agradecer o teu trabalho, a tua liderança, em defesa da cultura da nossa cidade, dos direitos das minorias e das pessoas com deficiência.

Você ter um coração de ouro.

Embora formado em direito e com uma história linda marcada por muitas lutas, que vem desde o nosso movimento estudantil, você aprendeu mesmo foi na melhor escola: a da vida. Aprendeu a “Chorar com os que choram e a alegrar-se com os que se alegram”, como diz o Apóstolo Paulo, na carta aos Romanos no capítulo 8, versículo 35.

Não foi à toa que a nossa cidade, lhe devotou os 6.999 votos que lhe asseguraram ser a voz e a vez do nosso povo aqui nesta casa. Isso é sinônimo de competência e credibilidade.

Continue sendo esse homem de fé, sensível às necessidades do próximo, porque assim também caminharam Martin Luther King, Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Padre Josimo, João Mohana, dentre tantos outros.
A humildade nos faz reconhecer que somos seres transitórios, e que estamos por essa vida só de passagem. Por isso as coisas nunca devem nos pertencer. Por que, se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os seus operários! (Salmo 127)”. Temos que fazer valer a pena essa dádiva que é a vida dada por Deus a nós!

Agradeço de profundo coração, aos meus pais, à minha família, pelo carinho e respeito. Às autoridades aqui presentes, às minhas professoras, à equipe do cerimonial da Câmara,  aos colaboradores e colaboradoras do seu gabinete, aos Frades Menores Capuchinhos, pela direção espiritual e a todos as pessoas que se empenharam em me prestigiar nesse momento sublime.

“Ó minha cidade
Deixa-me viver
Que eu quero aprender
Tua poesia
Sol e maresia
Lendas e mistérios
Luar das serestas
E o azul de teus dias”

“Salve Pátria, Pátria amada!
Maranhão, Maranhão, berço de heróis
Por divisa, tens a glória
Por nome, nossos avós”


São Luís do Maranhão, 09 de junho de 2022.


Antonio Victor Ferreira Silva