collage image of business woman running out of computer into a new beginning - empreendedorismo - fotografias e filmes do acervo

A inserção das competências empreendedoras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um marco significativo no sistema educacional brasileiro. Ao reconhecer a importância do empreendedorismo como uma habilidade fundamental para o século XXI, a BNCC visa preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e estimular o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora desde cedo.

As competências empreendedoras na BNCC abrangem um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que são essenciais para que os indivíduos possam identificar oportunidades, planejar e gerir projetos, promover inovação, assumir riscos calculados e buscar soluções criativas para os problemas. Essas competências vão além do simples ato de abrir um negócio, pois são fundamentais para a formação integral dos estudantes, independentemente da área de atuação que escolham seguir.

Uma das competências empreendedoras presentes na BNCC é a capacidade de identificar oportunidades e agir de forma proativa. Isso implica desenvolver habilidades de observação, análise do contexto e percepção das necessidades e demandas do mercado. Os estudantes são estimulados a pensar de forma criativa e buscar soluções inovadoras para os desafios que encontram, enxergando oportunidades onde outros podem ver apenas problemas.

Além disso, a BNCC destaca a importância da habilidade de planejamento e gerenciamento de projetos empreendedores. Os estudantes aprendem a estabelecer metas claras, definir estratégias, realizar análises de viabilidade, elaborar planos de ação e gerir recursos de forma eficiente. Essa competência é fundamental para que os futuros empreendedores possam transformar suas ideias em realidade, coordenando todas as etapas do processo empreendedor de forma organizada e eficaz.

Outra competência empreendedora presente na BNCC é a capacidade de assumir riscos calculados. Os estudantes são incentivados a sair da zona de conforto, experimentar novas ideias e enfrentar situações desafiadoras. Aprender a lidar com o fracasso e a superar obstáculos é fundamental para o desenvolvimento da resiliência e da persistência, características essenciais para o sucesso empreendedor.

A BNCC também enfatiza a importância do trabalho em equipe e da colaboração na construção de projetos empreendedores. Os estudantes aprendem a desenvolver habilidades de comunicação, negociação, liderança e gestão de conflitos, fundamentais para o trabalho em grupo. Através do trabalho colaborativo, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar ideias, combinar diferentes habilidades e pontos de vista, e potencializar os resultados de seus projetos.

Por fim, a BNCC ressalta a importância do desenvolvimento de uma consciência ética e responsável no contexto empreendedor. Os estudantes são estimulados a refletir sobre questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social e impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade como um todo. O empreendedorismo ético é essencial para promover um desenvolvimento sustentável e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Antonio Victor é Pedagogo, com MBA em Empreendedorismo.