O homem moderno e as questões de fé.
Hoje no meu programa semanal (Conexão Franciscana) Fiz uma reflexão acerca da FÉ, um tema altamente complexo de ser abordado nos dias de hoje, no entanto muito profundo! Penso o quanto seja delicado para a sociedade contemporânea compreender o ato de crer, ainda mais com a forte propagação do que eu chamo de “gnose" moderna. 
Apesar da época moderna se vangloriar do seu alto nível de cultura que conseguiu alcançar, em todo caso tal conhecimento parece baseado em uma concepção idealista. De fato, apesar da conquista de tanto humanismo, a vida humana passou a valer menos do que certos conceitos; o homem passou a habitar um grade vazio existencial. Na realidade quanto sofrimento e quanta violência o homem moderno tem que aturar por causa desta idolatria das ideias e dos seus sistemas, o abismo que se abriu entre o mundo ideal e o real ainda continua não preenchido.
Torna-se então evidente uma certa atitude mental de querer reduzir a fé a um mundo intelectual psicológico imaginário, onde são projetados como em uma tela de vídeo inteiros sistemas espirituais, teológicos, éticos e até mesmo ascéticos. Chega-se a acreditar ser possível viver como crentes mesmo seguindo estranhos sistemas de pensamentos e aderindo a instituições religiosas e eclesiais particulares. Tal classe de fiéis pode chegar à convicção de serem perfeitos e espirituais pelo simples fato de cumprirem o que eles mesmos projetaram no vídeo da sua religião, própria e pessoal.
Ao olharmos essa realidade, é possível perceber uma esquizofrenia generalizada, apresentando uma situação bem oposta  ao que é o ser humano na sua verdade. Tal desagregação, tanto interior como exterior está causando um imenso sofrimento. E essa dor universal, uma vez instalada, mostra com certeza que algo acabou  quebrando-se ou distorcendo-se dentro dele. Por isso a sua vida se transforma no drama de um destino que vai se afastando dele cada vez mais. E no rastro desse drama com frequência, o homem acaba sendo vítima das próprias violências, no esforço desesperado de buscar a sua unidade interior. Muitas vezes, na tentativa de assegurar a unidade da sua própria identidade! Isso acontece porque o homem quer ser o centro do universo; devolveu Deus para o lugar de onde ele não deveria ter saído ( o céu) e quis por si só reinar sobre a terra. A fé é um dom, e por isso, precisamos pedir incessantemente que Deus nos ajude, por intermédio do Espírito Santo neste longo caminho espiritual, sendo a água viva que os sacia neste deserto da contemporaneidade.
Um forte abraço!
Paz e Bem!
Ass: Victor Silva