MONTAGEMGREVE
Imagem/divulgação: BRASIL POST


O povo acompanha atentamente a maior paralisação dos caminhoneiros na história do Brasil. A greve está colocando a economia brasileira em um patamar ainda mais deplorável devido aos prejuízos à agricultura e às exportações acompanhadas do desabastecimento nos supermercados e fruteiras no restante do país.


O caso é emblemático e representa apenas uma parte da grande crise na qual o governo da presidenta Dilma embarcou no ano de 2015 evidenciando a péssima gestão de sua equipe econômica. Talvez alguns aspectos não sejam claros para muita gente, entretanto temos que pontuar que o aparente estado de bem estar e prosperidade vividos no governo passado só foi possível devido a intervenções absurdas e altamente prejudiciais para a estabilidade econômica do país, o que está respingando no ano corrente. No caso dos caminhoneiros, o facilitamento da compra de caminhões novos através de financiamentos e juros competitivos animou a procura por negócios desse tipo, entretanto, o que não se observou foi que, na maioria dos casos, estas operações de crédito para compra de veículos são repletas de financiamentos a longo prazo, o que exemplifica por quê muitos não estão conseguindo fechar as contas. Contraíram dívidas sem levar em consideração a conjuntura econômica. O Brasil iniciou 2015 em recessão, o diesel sofreu alta após o Governo reajustar as alíquotas do PIS/CONFINS e da CIDE, somando a tudo isso veio a queda em 37% do preço do frete e o aumento do pedágio, o que está dando muita dor de cabeça para eles.


Como fatores secundários ousaria citar as condições precárias das estradas brasileiras, a insegurança em que vive a maioria destes profissionais decorrentes da criminalidade praticada nas rodovias que se relacionam diretamente ao roubo de carga e etc. Poucos setores estão preocupados com outra questão fundamental: a saúde do caminhoneiro, sendo que a ocorrência de motoristas que dirigem sob efeito de drogas é muito alta o que justifica em parte os altos índices de acidentes registrados nas rodovias.


Em face deste cenário, depreende-se que o caminhoneiro é um profissional invisível tanto para o governo quanto para a sociedade, já que a classe carece de políticas públicas que assegurem condições adequadas de trabalho. No supermercado poucos se lembram que 90% dos gêneros alimentícios ofertados nas gôndolas só chegam até o consumidor final graças ao caminhoneiro que faz a ponte entre o produtor e os pontos de abastecimento.


Quem comanda o protesto?


A manifestação não é centralizada. Os primeiros protestos começaram em 13 de fevereiro, no Paraná, em um ato que incluía os professores do estado reclamando de medidas de corte de gastos e do que classificam de "abandono" da educação. Nos dias seguintes, a manifestação se espalhou por outros estados. 


Como o governo está agindo?


Conforme estamos acompanhando através das redes sociais e da imprensa brasileira a relação entre os caminhoneiros e o governo não tem sido muito amistosa. Questiona-se o uso da força policial como instrumento de repressão, como foi registrado no município de Xanxerê-SC, onde a tropa de choque da PRF investiu contra os manifestantes com o uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta e prisões sumárias.


Sob o absurdo de multa de até R$ 10 mil por hora o governo do 'Partido dos Trabalhadores' tenta esmagar a paralisação que já causa um prejuízo bilionário ao setor agropecuário brasileiro, os profissionais do volante resistem. A presidenta Dilma Rousseff afirmou que não tem como baixar o preço do Diesel, ela utiliza estratégias de diálogo com os representantes sindicais da categoria que em sua maioria são 'pelegos' e não correspondem em nada às demandas apresentadas pelos manifestantes.


Controvérsias


A opinião do senso comum, mais uma vez dá um 'show' de estupidez. Nas redes sociais tem pessoas e até órgãos tupiniquins de 'imprensa',  que chegam  a afirmar que o protesto está sendo orquestrado por grandes empresários que agem nos bastidores motivados por interesses pessoais, ainda desconhecidos. Outros dizem ser tudo fruto do PSDB, que defende o lema 'quanto pior o Brasil, melhor'. Vi casos de usuários da rede social Facebook dizer que eles são uns 'vagabundos' e não tem o que fazer! Coisas de Brasil, o que interessa é o velho ditado 'pimenta nos olhos dos outros é refresco'.


Claro que bloquear o direito de ir e vir das pessoas que utilizam as rodovias não é sensato, entretanto, onde seria o melhor lugar para o protesto? Nas fazendas? Nas centrais de abastecimento? Em casa pelo computador? Francamente, a culpa não é dos caminhoneiros, mas sim do governo que trata o trabalhador como bandido, o político corrupto com fórum privilegiado e os contraventores como promotores de um bom carnaval 'à la brasileira'. Se não gerar transtorno nenhuma classe é enxergada.

O governo do PT prova do próprio veneno, ou acaso eles sofrem de amnésia quando o assunto foram as grandes manifestações lideradas pelo ex. presidente Lula (co-presidente do Brasil) em prol do direito dos trabalhadores, sem contar as peraltices da sra. Dilma Rousseff quando então guerilheira nos terríveis tempos da ditadura, a moeda virou, cara ou coroa?!

#prontofalei



Victor Silva, para o Blog.