Nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015 o Prof. Victor Silva teve a honra de participar do VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão organizado pela UEMA.

Renomados pesquisadores de várias Universidades do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e pós-graduação, estiveram presentes.
Na ocasião, o Prof. Victor socializou os resultados de suas pesquisas, com o artigo intitulado DAMAS DA POBREZA: O FRANCISCLARIANISMO NO INÍCIO DO SÉCULO XIII, que buscou tecer uma breve consideração acerca da regra de Santa Clara e sua singularidade, em um contexto onde as mulheres tinham pouco espaço na sociedade, na igreja e principalmente no mundo das letras.

Da esquerda para a direita: Prof. Dra. Adriana Zierer
e Ana Lívia Bonfim - Organizadoras do evento.
<<Foi um momento de muitas trocas de conhecimento e aprendizagem. Costumo dizer, que cada vez que saímos do nosso reduto, da nossa zona de conforto, temos a possibilidade de interagir com o novo, e isso é muito bom, exatamente por nos trazer um novo vigor ao nosso longo caminho de buscas. Tenho muito que agradecer a Prof. Dra. Adriana Zierer, organizadora do evento, que é símbolo de excelência na área de Antiga e Medieval, não apenas no Brasil, mas também no mundo >> Afirmou o professor.

O evento também contou com mini-cursos, mesas redondas, mostras culturais e lançamentos de livros. O mesmo propõe a incentivar a área de pesquisa e Antiga e Medieval trazendo abordagens contextualizadas, embasadas no imaginário histórico social de grupos e civilizações.