Antonio Victor (28 anos), anunciou nas redes sociais sua pré-candidatura à câmara de vereadores de Capanema, pelo partido Republicanos.

Antonio Victor é natural de Capanema-PA, é pesquisador, empreendedor, jornalista (Reg.0003243/PA), possui ampla formação acadêmica e experiência de liderança, tendo participado de programas de formação de líderes de renome nacional e internacional.

Quando perguntado acerca do seu projeto, o jovem afirmou:

"Após receber vários pedidos de lideranças locais em Capanema, assim como do Partido Republicanos, decidi aceitar o convite. Embora eu não venha de uma família influente, nem relacionada com as estruturas políticas, minha vocação política vem desde muito cedo. Sempre me interessei por assuntos como cidadania e direitos sociais, quem me conhece e caminhou comigo é testemunha disso. Ao analisar bem o cenário em Capanema percebi que, apesar do avanço sentido nos últimos quatro anos, ainda existe muito a ser feito em favor da população. Percebo que hoje as pessoas têm necessidade de líderes que gostem de gente, se preocupe com as reais necessidades das pessoas e principalmente, tenha criatividade e competência para desenvolver projetos de articulação em favor das causas sociais".

Em um cenário de corrupção e descrença por parte da população, o que lhe motiva a seguir em frente com esse projeto?

" A esperança. A palavra que resume tudo o que penso a respeito disso é essa mesmo. A estrutura do regime democrático permite à população testar os seus representantes. Eu acredito firmemente que um dos maiores poderes conferido ao povo pela democracia é justamente o que conhecemos por alternância de poder. Por meio do voto, os cidadãos têm a possibilidade de trocar aqueles políticos que usurpam do cargo em benefício próprio. Por essa razão é que é muito importante instruirmos as pessoas acerca dos direitos e deveres que possuem como consequência do voto, para que exerçam esse poder com responsabilidade e respeito para com o sistema político brasileiro, pois se existe no Brasil essa "pandemia" de corrupção, isso não é privilégio só de políticos, já que 'não existe político corrupto com sociedade honesta' ". 

Professor, na sua visão, qual deveria ser a prioridade da câmara de vereadores de Capanema na próxima legislatura?

"A fiscalização e o controle social.  Mesmo tendo passado uma temporada ausente da cidade, por conta dos estudos, tenho acompanhado o trabalho da Câmara em Capanema por meio da internet. A minha conclusão é que falta muito para que nossos representantes tenham verdadeira clareza do papel de um vereador. Percebo pouca competência técnica da parte dos parlamentares, que acabam não "correndo atrás" de ajudar a resolver os problemas de longo prazo que afetam diretamente o nosso povo, passando os 4 anos de mandato apenas praticando assistencialismo de pouca abrangência, já que se ajuda A, B ou C em particular, mas nunca se dão conta que existem milhares de pessoas necessitadas de políticas públicas que devolvam a dignidade a elas . Capanema é uma cidade muito rica, mas seu potencial ainda é pouco explorado. Ainda estamos resolvendo problemas estruturais de 20 anos atrás de gestão, enquanto isso, na região sul, por exemplo, cidades do porte da nossa, estão muito à frente no desenvolvimento industrial, comercial e tecnológico".

É sabido que a eleição para vereador é uma das mais difíceis e que na maioria das vezes vence aqueles que possuem mais poder econômico. Como você encara esse desafio?

"Esse projeto de pré-campanha busca apresentar à sociedade o porquê de eu fazer ao partido Republicanos um pedido como esse para concorrer as eleições de 2020. Eu aposto no poder da consciência e na força de renovação da juventude. Não tenho interesse nas estratégias utilizadas pelos adversários que representam a velha política. De igual maneira, não tenho interesse em receber apoio, nesse projeto, de pessoas mal intencionadas que buscam apenas o favorecimento pessoal ilícito do tipo "troca de favores". Além desse tipo de coisa ser imoral, soaria para mim como uma "forçação de barra". Se eu não chegar ao cargo com a força do povo, não tenho interesse de ocupar a função "a qualquer custo". Até mesmo porque a vida pública é muito complexa, repleta de muitos altos e baixos. Tenho consciência de que sou o mais preparado para esse desafio, quem não enxergar isso, paciência. Seguirei com o meu trabalho e meus projetos. Sou bastante jovem ainda, se não for em Capanema, será em qualquer outro lugar que reconheça o meu potencial de liderança. Em Capanema, não tenho espaço nos meios de comunicação social e não estou infiltrado em associações com a finalidade de fazer desses ambientes uma estratégia antecipada para ganhar votos. Nos últimos 4 anos me dediquei quase que exclusivamente à pesquisa científica. Só tenho as redes sociais e a confiança das lideranças que pediram que eu me pré-candidatasse, porque acreditam no meu projeto e na minha competência".

Resumidamente professor, qual ou quais as suas bandeiras de luta?

"Sendo bem objetivo: 

  • Juventudes (no plural mesmo, porque existem vários tipos de juventude)
  • Cooperativismo
  • Empreendedorismo
  • Agricultura familiar
  • Educação
São realmente as minhas prioridades. Porém, nada me impede de debater e lutar por qualquer outra demanda social que venha surgir. Tenho uma profunda sensibilidade social, além de vasto conhecimento em políticas públicas, o que me torna capacitado para assumir um cargo de representação popular na esfera política.

 Por conta da pandemia de COVID-19 o Tribunal Superior Eleitoral - TSE alterou o calendário eleitoral para o pleito de 2020 com base na Emenda Constitucional 107/2020. Por essa razão, o professor Antonio Victor aguarda o resultado das convenções partidárias, que por Lei, deverão ser realizadas entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro do ano 2020.

Caso o leitor(a) tenha interesse em acompanhar as notícias do projeto de pré-campanha do jovem, poderá fazê-lo através do whatsapp clicando aqui.

Assessoria de Comunicação - ASCOM