O jornalista Antonio Victor participa entre os dias 11 e 12 de setembro de 2020 do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo promovido pela ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Na edição desse ano participam 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?".

Antonio Victor destaca a importância do congresso para a reflexão do jornalismo internacional nesse momento da pandemia:

"O congresso traz debates de extrema importância para esse momento histórico que vivemos. Vejo no jornalismo investigativo uma poderosa ferramenta para a promoção dos direitos humanos e da democracia. O mundo vive uma fase de acirramento das relações sociais e políticas, o que sinaliza para o perigo do extremismo, do negacionismo e do fenômeno da desinformação, o que provoca toda a sociedade a pensar na urgência da educação midiática a fim de educar a população para o trato com a informação. O congresso nos permite essa troca de saberes e experiência com profissionais não só no Brasil, mas de outras partes do mundo também, o que acrescenta muito no exercício da nossa profissão".

Esse ano por conta da pandemia, o congresso está sendo realizado através de plataformas digitais e conta com o patrocínio de empresas e organizações como o projeto Facebook Journalism Project, Google News Iniciative, Grupo Globo, Luminate, Estadão de São Paulo, Itaú, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ABERT, Associação Nacional de Jornais, UNESCO, dentre outras.

Assessoria de Comunicação - ASCOM